terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mitos urbanos

Lendas urbanas, mitos urbanos ou lendas contemporâneas são histórias do fantástico ou sensacionalista, amplamente divulgadas seja pelo boca-a-boca, e-mails e que constituem um tipo de folclore moderno. São frequentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento público.
Todos nós já ouvimos muitos, alguns muito antigos mas por norma é por motivos financeiros tais como o Monstro do Lago Ness, ou que a Grande Muralha da China, alvo de uma lenda urbana que diz que é possível ver a olho nu a Grande Muralha d China a partir da Lua, os filmes snuff (com Hollywood a produzir o 8mm).

Os mais corriqueiros serão:
- Urina de rato nas latas mata
- Os chineses não morrem
- Mamas explosivas (não há uma relação de causa-efeito entre silicone e despressurização)
- “Ligue para o 112, acabamos de lhe tirar um rim”
- Carlos Paião foi enterrado vivo
- Os ratos gigantes de Mafra
- McMinhoca Deluxe ou Big McMinhoca? (hamburgers feitos de minhoca, nunca tinha ouvido falar deste, no Barreiro ouvi dum Mc que serviram num hamburger estava uma unha de rato. Bolas, como é que sabiam logo que era de rato e não de outro animal?)
- Há sida nos telefones? (Nos idos anos 90, a história de rapariga que se sentou numa cadeira de cinema e picou-se numa agulha com o papel: “Bem-vindo ao mundo real. Agora tens sida”)
- Ricky Martin no armário (O boato dizia que a jovem terá colocado foie gras nas partes íntimas e enquanto o cão a lambia, Ricky Martin via tudo do armário. Ela foi apanhada em flagrante pela produção e semanas depois do escândalo suicidou-se. O boato não se ficou por Espanha mas não passa disso mesmo.)
Disclaimer Aproveito para a piada fácil, o Ricky lá saiu do armário e confessou tudo, não sobre a rapariga mas sobre a sua pessoa.
- Tatuagens do He-Man têm LSD
- Lojas chinesas serviam para tráfico de órgãos de humanos e que raptavam inclusive nas lojas
- Mito: boca de palhaço em mulheres incautas (Pelo Carnaval, duas jovens universitárias foram abordadas por um grupo de rapazes no Bairro Alto com a pergunta: "Morte, violação ou boca de palhaço?" Acharam que era brincadeira carnavalesca e responderam 'boca de palhaço'. Foram esfaqueadas da boca às orelhas. O e-mail, terminava dizendo que a história já se tinha passado mais do que uma vez e era estranho não ter sido divulgada nos media, pedindo para se alertar toda a gente. Vinha assinado por uma jornalista e tinha um telefone.)

14 comentários:

  1. A da boca de palhaço não me é estranha!...
    Por aqui já morreram duas pessoas por causa do xixi de rato em latas... Dizes que é mito, eu isso já não sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de certeza? ouvi o boato e sempree pensei que fosse veridico, mas li em mais que um sitio que não, queres ver que é um mito urbano invertido? o diz-que-disse...

      Eliminar
    2. Eu sempre acreditei na das latas mas queres ver que é mito?!?...

      Eliminar
    3. como diz o povo, pelo sim pelo não.

      Eliminar
    4. Isso... Pelo sim, pelo não... Evito beber de latas mas isso é porque não gosto mesmo de beber por latas, nem com palhinhas! Beber pela garrafa é que é bom ;P

      Eliminar
  2. Ratos em Mafra...,são imensos e não morrem nunca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já li sobre isso, parecem coelhos, até o meu chefe me fala sobre isso...
      se calhar não é mito.

      Eliminar
  3. A sério, Urso? A do Ricky Martin no armário é mito?!
    O que eu me ri com essa na altura! (a não ser a parte do suicídio da moça, claro. Aliás, não sabia dessa parte)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pelos vistos é! mas na altura o sururu que isso deu, não se falva noutra coisa e no suicidio também, até o rivky tinha ficadao desgostoso com a situação, mas é uma bela história sem duvida.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. mas a outra da casa dos segredos tem esse receio, mas vindo de quem vem...

      Eliminar