quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Livro #11

Vem com um pré-prefácio (Foreword), um prefácio e um prefácio do autor... 
E ainda vem com Acknowledgements (uma espécie de agradecimentos do autor às pessoas que entrevistou.)
E antes do 1º capitulo vem uma frase daquele que foi considerado como o melhor General da IIGM
"The war will be won or lost on the beaches"
Field Marshal Erwin Rommel (e tinha razão)
 
Contem ilustrações, mapas muito rigorosos, uma tabela com a formação e operações dos RNC (Royal Naval Commandos), uma lista com as medalhas distribuídas aos RNC. O livro está estruturada com as diversas entrevistas que o autor fez aos comandos e mete algumas notas após os seus comentários para uma melhor percepção de alguns acontecimentos.
O começo do livro parece o "Saving Pvt. Ryan" mas a cena situa-se em Dieppe com os RNC nas alas e os Royal Canadian Commandos pelo meio, em que tudo conseguiu correr mal, desde desembarcarem nas praias erradas, uma granada explodir em cima do paiol de munições dos canadianos (20 mortos), um fogo de metralha apertadissimo, os delatores franceses, a BBC a falar no rádio do desembarque à medida que ele decorria (toda a gente ficou a saber), o no. 3 Commando a desembarcar e assim que saiu da praia deparou-se com um "comboio" de alemães que se dirigia para a praia e dos 60 sobreviveram 16, lá se foi a surpresa da operação denominda de Chariot. Mas daqui tiraram duras lições que serviu mais tarde para Juno, Gold e Sword na Normandia.
Passa depois para os treinos (isto sim não falava no outro livro e para aquilo que eu tinha já lido queria algo com sumo e este livro está cheio dele), munição real, aviões da RAF a sobrevoar o "campo de batalha", treinos de desembarque todos os dias nas quentes águas da Escócia, corrida com fartura, treino de escalada, demolições, mapa, combate corpo-a-corpo com a arte marcial da policia tailandesa a servir de guia, luta com a Fairbain-Sykes (a famossisima faca dos comandos), largados algures na em algumas vilas da Escócia sem dinheiro nem comida e a policia e o exército atrás deles para ver se os apanhavam, treinos muito duros que os preparavam o melhor possível para o que iam defrontar.
Em termos de teatros de operações fala no Mediterranio, as praias da Normandia e Elba e mais umas pequenas missões na Holanda.
Livro muito bom que só peca por demasiados comentários de comandos no Dia-D que tornou algo monótona esta parte.

Sem comentários:

Enviar um comentário