sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Livro #13


3 anos de pesquisa, muita "coisa" tirada de diários de guerra alemãs, mais de 700 entrevistas a US, Canada, UK, Franceses e Alemães.
Basicamente retrata o dia 4, 5 e 6 de Junho de 1944.
As primeiras 100 pag. são a falar da ansiedade passada no dia 4 e 5 com a anulação de embarque no dia 5 devido ao mau tempo. Acompanha-se de perto o Rommel até ao dia 5 que parte para a Alemanha para o aniversário da mulher que é no dia seguinte. O Ike também é retratado. O Canaris (chefe da Intelegência Alemã). O trabalho dos underground (aka resistance) franceses. A coincidência das palavras cruzadas do Daily Telegraph em que vieram palavras como OVERLORD, OMAHA, UTAH, Juno, Gold and Sword, Mulberry (nome de código para os portos que se iriam montar para acolher os barcos vindos da ilha), Neptune (nome de código para o assalto naval) palavras que puseram o MI5 a fazer perguntas ao inventor das palavras cruzadas que se orgulhava de nunca ter repetido nenhuma palavra... para mais ler:
 
As 100 pág seguintes são sobre a noite 00.15 começam os gliders americanos e ingleses a pousar em solo françês ocupado e é muito bom de se ler. Em resumo a 101 do Band of Brothers está completamente sobre valorizada, sendo a 82 a que melhor se comportou, com os red devils da 6ª a fazerem coisas fantásticas 2 ex. a ponte de Orne em 15m e uma fortificação com 200 "alemães" (entre aspas pois tinha ruskis e polacos à mistura) contra 175 paras e estes foram brilhantes naquela tomada de fortificação em Merville...
 
As outras 100 páginas são para o dia onde também é muito bom de se ler, para quem não tem tempo aconselho o filme:


2 comentários:

  1. É pá... passei por cá todo o santo dia desta bela semana de outono com a esperança de ver outra coisa, qualquer coisa, mas diferente e nada?! Isto virou biblioteca virtual de livros de guerra ou o raio?

    Bom fim-de-semana, Urso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isto está em piloto automático :)
      venho de fugida ao PC na sede, pois ainda não estou com pouso certo e é tudo a correr, queria às vezes escrever mais, mas o tempo urge e com o chefe sempre a querer que eu me vá embora para as obras não dá para escrever, estou numa mais de leitor :) a seu tempo.

      Eliminar