quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dinheiro conjunto

Em conversa com um amigo fiquei estupefacto de ainda haver num casal quem fique com o dinheiro todo, Terem só uma conta e o dinheiro dos 2 vai para essa conta, a minha alma fica mesmo parva quando me contou que 2 amigos em comum, não só metem dinheiro na conta conjunta como a mulher a um dava 5€ por dia e ao outro nem sei se chegava a dar dinheiro, malta esta que anda na casa dos 40 anos.
Conhecia outros casos na empresa, mas pessoal de 60 anos em que a mulher ou nem dava dinheiro ou muito pouco, mas estes eram alcoólicos e já se sabia se tivessem dinheiro como acabava o filme, até admito nestes casos mas nos outros e o mais engraçado é que ambos (os de 40 anos) são aquele tipo de homens que apelidamos de "faz-barulho", são os maiores e malucos da cabeça que gostam de impressionar e depois é isto, espectacular.
Um até acabou por ser despedido e pôs nessa conta 30,000€, assim para as mãos de uma pessoa, parece-me perigoso.

Ter uma conta conjunta, para gastos nem sou contra mas isto é mesmo peculiar, imagino a banhada que não devem levar às vezes.

4 comentários:

  1. Não tiveram quem os ensinasse a gerir um orçamento.
    Pois, é coisa cada vez mais difícil, qualquer dia só mesmo para ricos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. em relação à 1ª frase, eu acho que eles são "obrigados" pelas madames, mas tu ouves-os a falar na obra e são os maiores, já começa a ser o estereótipo o faz-barulho e em casa é manso.
      em relação à 2ª é triste mas começa a ser uma realidade.

      Eliminar
  2. Cada caso é um caso. Mas por regra quem gere a casa é a mulher e logo ela é que sabe o quanto custam as coisas, ela é que vai ao supermercado, ao colégio pagar a mensalidade, á livraria comprar os livros ecolares, à payshop pagar a conta da água, luz, telefone, ao talho etc e tal.
    Por vezes nem o facto de o salário dos 2 se juntar numa unica conta chega para pagar todas as despesas. O que significa que se tenha que fazer ginástica para esticar o dinheiro, e isso passa por controlar o que se gasta por dia em merda como tabaco, um café de manhã outro a seguir a almoço, uma cerveja ao lanche, um registo de euromilhoes acolá, uma revista sobre carros etc e tal. Tem que haver sempre alguém a gerir as coisas e por tradição esse papel cabe à mulher.
    Também se dá o caso de certas pessoas não se controlarem e não poderem ter dinheiro nas mãos que o estoiram todo.
    O ideal é haver uma conta para cada um e uma terceira em conjunto onde ambos contribuem com o mesmo peso e com a qual se vai gerir a vida em comum. É claro que isto implica que ambos ganhem bem e quando isso não acontece discussões sobre dinheiro´podem ser frequentes, porque um acha mais importante gastar o dinheiro em determinadas coisas e o outro nao concorda. se cada um tiver uma parte do seu salário para "estoirar" então ninguem tem nada a apontar.
    Alonguei-me porques este assunto é muito delicado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aqui podes te alongar o que quiseres.

      percebo o que dizes, mas também é verdade que as mulheres tomam a iniciativa para serem elas a gerir isso, o que não dá hipoteses para os homens se meterem nisso. e a maior parte dos homens diz logo que sim, ninguem quer trabalhos.

      Eliminar