sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Lido...


A Grande Aventura do Reino das Astúrias de Jose Javier Esparza, retrata o nascimento do reino das Astúrias no seio da Espanha muçulmana foi uma empresa titânica de resistência e sobrevivência. Uma aventura fascinante, da Península Ibérica. 
Um punhado de rebeldes cristãos consegue formar um reino independente no norte da Península face ao maior poder do seu tempo, e, depois, estendê-lo para sul num tenaz labor de repovoação, foi isso que aconteceu em torno de Covadonga, entre as Astúrias e a Cantábria.
Uma história muitas vezes esquecida, pouco retratada que neste livro escrevesse como foi possível, quem foram os seus autores, como se chamavam os heróicos pioneiros que começaram a conquistar terras para sul.
Apesar duma escrita pouco convencional de José Javier Esparza com muitos "lá mais à frente será retratado", ou como "falado anteriormente" e outros maneirismos pouco comuns, estilo conversa com o leitor.
Apeteceu-me ler algo que não se fala, nem discute, nem se aborda (em termos televisivos) e saí satisfeito, se bem que não estou habituado a uma escrita tão "pessoal".

2 comentários:

  1. Eu gosto de escritas pessoais e até algo informais...
    ...tornam os livros mais leves...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ler num livro cinco vezes "lá mais à frente será retratado", outras cinco "conforme falado anteriormente (aonde?)", outras tantas "conforme se verá mais adiante", pode tornar chata a leitura, puxar um assunto ou um nome que só 40 páginas à frente se vai falar, confunde o leitor e não ajuda nada.

      Talvez o excesso tenha sido a morte do artista neste caso.

      Eliminar